segunda-feira, 28 de abril de 2014

O ANIME na Cultura Japonesa

 


Com a derrota do Japão na Segunda Guerra, muitos artistas deste país tiveram contato com a cultura ocidental, principalmente com histórias em quadrinhos e animações, importando para sua terra o jeito de produzir essas formas de artes. A animação é algo que os interessou muito, e tiveram grande evolução em sua nação. Depois de algum tempo, essas animações produzidas por eles criaram uma característica particular, como uma ‘personalidade’ própria em cada novo trabalho, e hoje podemos falar muito facilmente em animação ocidental e animação oriental, ou “anime”.

Hoje, esses animes tratam de temas cada vez mais complexos, fazendo pensar de perspectivas diferentes sobre determinados assuntos, como criando uma nova forma de ver criticamente nossa própria sociedade. Não existe, no ocidente, uma classificação definitiva entre desenhos infantis e desenhos adultos, mas no Japão, isso é prioridade, pois eles usam de uma linguagem diferente dependendo para qual publico será vinculada a obra.

Eu sempre gostei de anime. Acredito que o formato de anime é excelente para usar em sala de aula, pois a linguagem é dinâmica e de interesse da grande maioria dos alunos. Mas claro que depende do anime. Um anime bom, em minha opinião, para ser usado em aula, é Death Note.

Obs: Agradeço a minha amiga Franciele Blaszak pelo desenho, e por ter usado ele em meu blog sem a sua permissão. Desculpe, Fran...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário